Política

Dr. Pessoa participa da honraria “Spadim Tiradentes”

Dr. Pessoa prestigiou o evento e ressaltou a importância da entrega das honrarias realizadas neste 21 abril

Dr. Pessoa prestigiou o evento e ressaltou a importância da entrega das honrarias realizadas neste 21 abril Fotos: Rômulo Piauilino / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta sexta-feira(21), da solenidade de entrega do “Spadim Tiradentes”, honraria de dignidade aos futuros oficiais da Polícia Militar do Piauí, realizada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, bairro Cristo Rei, zona Sul da capital. Solenidade realizada no Dia de Tiradentes, patrono da polícia.

Dr. Pessoa prestigiou o evento e ressaltou a importância da entrega das honrarias realizadas neste 21 abril.

“Hoje é uma data histórica que representa o Dia de Tiradentes, um homem que, além de dentista, foi militar e nada mais justo que realizar a entrega do Spadim Tirantes aos novos oficiais que estão se formando para ajudar na segurança pública de Teresina e do nosso Piauí, neste dia”, ressalta o prefeito.

Durante a solenidade, foi entregue a honraria para 40 alunos do 1º ano do curso de formação de oficiais. Além da entrega dos Spadim de Tiradentes, foram entregues medalhas dos 30, 20, 10 anos, aos oficiais e medalha ao Mérito Operacional.

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nascido no então Estado do Brasil, ainda uma colônia portuguesa, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Foi alferes nos Dragões Reais de Minas e o comandante da tropa que guardava o Caminho Novo. Foi o propagandista da Inconfidência Mineira e um de seus participantes mais fervorosos.

No dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, Tiradentes foi enforcado, teve seu corpo esquartejado e sua cabeça foi exposta em praça pública pela coroa, em Ouro Preto (MG).

Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.