-
Silvio Mendes vai pedir ao TCE a suspensão de licitação de quase R$ 300 milhões
-
Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado
-
João Vicente Claudino vai se filiar ao Solidariedade em fevereiro
-
Marcelo Castro e Júlio César se reúnem, e PSD segue na disputa por vaga no Senado
-
Homem é executado a tiros na frente da mulher e dos filhos em Nazária
Divulgação
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (12), a autorização para que o governador Rafael Fonteles (PT) realize uma viagem oficial a Portugal. O objetivo da viagem é participar do Web Summit 2024, o maior evento global de tecnologia, que acontece em Lisboa.
Fonteles estará ausente até o 15 de novembro, e sua agenda inclui palestras e encontros voltados à inovação digital e transição energética.
O relator da proposta, Francisco Limma, destacou que a participação de Fonteles no evento é uma oportunidade importante para o estado, especialmente pela presença de startups piauienses que terão a chance de expor seus trabalhos no exterior.
Em declaração ao jornal O Dia, Fonteles comentou que o foco da viagem é mostrar o case de digitalização do governo piauiense e o incentivo à economia digital. “O principal é a participação no Web Summit, que é o maior evento de tecnologia do mundo, em Lisboa. Lá vai ter a presença de startups piauienses, inclusive expondo, e eu vou participar de um painel falando do case do Piauí em governo digital e no fomento da economia digital", afirmou.
Esta é mais uma viagem internacional do governador em 2024, ano em que já esteve em países da Ásia, Europa e América do Norte com a missão de atrair investimentos para o Piauí. A expectativa é que a presença do governo piauiense no Web Summit amplie o interesse de investidores e empresas em projetos tecnológicos do estado.
Também participará do evento o secretário estadual de Saúde do Piauí, Antônio Luiz Soares Santos, que foi afastado temporariamente do cargo para viajar para Portugal. No Web Summit, o gestor vai apresentar o Programa Piauí Saúde Digital para os países de Língua Portuguesa. O decreto de afastamento temporária foi publicado na última quinta-feira (07) no Diário Oficial do Estado.
O que é o Web Summit Lisboa?
O Web Summit é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria e, principalmente, desenvolver redes de conexões para a realização de negócios.
Três startups do Piauí marcarão presença no evento: i9 Nursing, OP Image e Implant File.
A seleção das startups brasileiras que estão no evento ocorreu por meio da parceria do Sebrae Nacional com a Apex Brasil, Ministério das Relações Exteriores (MRE); Embaixada Brasileira em Lisboa; Serpro; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Embratur. Neste ano são esperados mais de mil investidores, três mil startups e 70 mil visitantes no evento.