-
Menina é abandonada em UBS de Teresina, e mãe é suspeita de ter sido assassinada; polícia investiga o caso
-
Bandido conhecido como ‘Pânico’ morre em troca de tiros com a polícia em Teresina
-
Cannabis medicinal: STJ aprova cultivo e aguarda regulamentação da Anvisa
-
Empresário é preso vendendo motocicleta roubada no interior do Piauí
-
Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
Divulgação
Nesta quinta-feira (13), o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, reuniu-se com representantes de 11 estados brasileiros para apresentar o programa Cell Guard, uma iniciativa da SSP-PI destinada a combater o furto e roubo de celulares no estado.
Delmar Bittencourt, delegado da Bahia, destacou os desafios enfrentados por seu estado em relação à criminalidade, especialmente os altos índices de furto e roubo de celulares. Ele enfatizou que a Bahia, assim como outros estados do Nordeste, sofre consideravelmente com esses crimes, que são exacerbados durante grandes eventos devido à atuação de quadrilhas especializadas. Bittencourt ressaltou a importância da cooperação entre os estados para enfrentar esse problema. “Estamos aqui no Piauí para promover a integração e trocar conhecimentos, com o objetivo de ajudar a reduzir esses índices. A Bahia já realiza a recuperação de aparelhos celulares, mas não no volume que o Piauí tem alcançado. Estamos aqui para entender e aprender como podemos aumentar a recuperação e restrição de aparelhos celulares em um volume semelhante ao que o Piauí conseguiu”, explicou.
De acordo com o delegado Matheus Zannata, superintendente da Superintendência de Operações Integradas (SOI), mais de 7 mil celulares já foram recuperados no Piauí. Ele revelou que, nos primeiros cinco meses deste ano, houve uma redução de 42% nos roubos de celulares em comparação ao mesmo período do ano passado, além de um aumento de quase 200% na retenção de aparelhos. “O Ministério Público da Argentina também nos procurou para conhecer o nosso projeto de recuperação de celulares”, anunciou Zannata.
Emerson Moura, Superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, elogiou o projeto implementado no Piauí. “A Secretaria de Segurança está de parabéns pelo pioneirismo no Brasil com o projeto de recuperação de celulares. As boas práticas implementadas aqui têm mostrado resultados excelentes e precisam ser expandidas e divulgadas. Se deu certo aqui no Piauí, nosso secretário determinou que, se for possível, devemos levar essa iniciativa para o Tocantins, visando também diminuir os índices de roubo de celulares em nosso estado”, afirmou Moura.
Ainda nesta manhã, foram restituídos 400 celulares na sede da SSP/PI. Em julho, será realizada a sexta etapa do projeto, com a restituição de mais 300 celulares.