Cidade

Professor da Rede Municipal de Teresina participa hoje(14) da transmissão internacional do eclipse solar

Divulgação

Um eclipse anular do sol vai acontecer neste sábado (14). No Piauí, por volta das 16h, o fenômeno poderá ter visibilidade de quase 100%, uma das poucas regiões do mundo que terá essa condição. O professor de Física Edwar Montenegro, do Programa Cidade Olímpica Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), vai realizar uma transmissão ao vivo para transmitir o eclipse, como parte de uma ação internacional, coordenada pelo Observatório Nacional, em parceria com o Time and Date e a NASA.

“Será a primeira vez que a Astronomia brasileira vai participar dessa integração com astrônomos ao longo da faixa de anularidade para capturar imagens do eclipse. A responsável pela transmissão será a Graviton Scientific Society e vai acontecer na cidade de Floriano, aqui no Piauí”, explica Edwar Montenegro que é doutor em engenharia de Materiais e membro da Graviton Scientific Society.

Edwar alerta para que as pessoas não olhem diretamente para o sol durante o eclipse, mesmo usando óculos escuros. “Não se deve fazer isso pois pode danificar a retina irreversivelmente. Para observar um eclipse com segurança, devem ser usados instrumentos adaptados com filtros adequados, como o filtro de soldador número 14 ou maior ou óculos de distribuidoras autorizadas com ISO 12312-2 e a observação deve ser feita por no máximo 15 segundos e com intervalo de descanso de 3 minutos. Jamais use instrumentos ópticos como binóculos ou telescópios sem orientação de profissionais da área experientes”, pontua.

Ainda segundo o professor, a transmissão vai possibilitar que as pessoas observem o eclipse em sua totalidade, até em locais onde as condições climáticas não são favoráveis. Em cada estado o fenômeno terá um horário diferente devido à ‘sombra’ da Lua projetada na Terra. A parte central e mais escura dessa sombra chama-se umbra e se a pessoa estiver dentro da umbra, terá como ver um eclipse total. Fora da umbra, porém ainda na penumbra (a sombra parcial), a pessoa verá um eclipse parcial”, explica Edwar.

Oftalmologista destaca os perigos de olhar para eclipse sem proteção

Muitos estão ansiosos para acompanhar o próximo Eclipse Solar Anular, que poderá ser visto em todo o país na tarde deste sábado (14). Entretanto, é necessário tomar cuidados ao se observar esse tipo de fenômeno astronômico, sob o risco de causar problemas à visão, como alerta o médico oftalmologista Mateus Vilar.

“Observar um eclipse solar, sem a devida proteção, pode ser extremamente perigoso. Os riscos são semelhantes aos de olhar diretamente para o sol, mas durante um eclipse a diminuição da claridade leva as pessoas a pensarem que é seguro”, afirma o médico, especialista no Vilar Hospital de Olhos, vinculado à rede Vision One.

Para o médico, os riscos de se olhar para o sol durante o eclipse podem ser até maiores que sem a presença do fenômeno, já que os olhos podem receber mais facilmente os raios ultravioleta. Ele também alerta para os sinais de dano ocular após a observação.

“A luz reduzida dilata as pupilas, fazendo com que a radiação ultravioleta entre mais facilmente pelos olhos. Essa radiação solar intensa pode danificar permanentemente a retina, causando cegueira. Os sinais incluem visão embaçada, manchas cegas, sensibilidade à luz, dor nos olhos e distorção da visão. Se suspeitar de qualquer problema após a observação, deve procurar imediatamente atendimento médico”, destacou o profissional.

Como observar o Eclipse de forma segura

Apesar dos riscos, esse tipo de eclipse é muito raro de ser visualizado em um mesmo ponto do planeta (em 2021 foi visível apenas no Pólo Norte do planeta, e o próximo, em 2024, deve ser visível apenas parcialmente no extremo sul do Brasil), aumentando a curiosidade sobre o fenômeno.

Para isso, ainda segundo o médico oftalmologista, existem formas de se observar o eclipse de maneiras seguras e mais eficientes, seja através do uso de filtros e óculos especiais para isso, ou no conforto de casa através de lives na internet.

“A forma mais segura de observar um eclipse solar é usando óculos de proteção solar apropriados, que atendam aos padrões de segurança recomendados. Outras opções seguras incluem projetar a imagem do eclipse em uma superfície usando um dispositivo de projeção solar ou assistir a transmissões ao vivo em tempo real pela internet ou na televisão”, apontou Mateus Vilar.

Pode ser uma imagem de eclipse e texto